quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A transversalidade da literacia digital ao serviço das outras literacias
A importância das Metas de Aprendizagem



Intimamente relacionadas com a transversalidade da literacia digital, as metas de aprendizagem em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) surgem da necessidade de definir que competências nesta área os alunos devem desenvolver em todos os níveis de escolaridade e ao longo de todo o seu percurso escolar, desde o Pré-escolar até ao final do Ensino Básico, de uma forma transdisciplinar ao currículo.
De acordo com Costa (2010), este entendimento é discordante das orientações resultantes de uma disciplina TIC que em 2002 fazia parte do currículo do 9º ano. O uso das TIC não deve ser confinado a uma única disciplina abordada de forma isolada. As competências inerentes devem ser adquiridas num contexto de articulação entre as diferentes áreas disciplinares e de forma sequencial ao longo de todos os ciclos/anos de escolaridade do ensino básico.
Esta perspetiva é assente no pressuposto de que, como afirma Costa (2010), nas TIC  “reside um elevado potencial para a promoção do desenvolvimento global dos indivíduos, da sociedade e, bem assim, da missão nuclear da própria escola”. p.933.
Sendo a Escola o contexto privilegiado para o desenvolvimento destas competências e único de implementação das Metas, estas afiguram-se como um meio capaz de orientar o trabalho docente, no sentido de encontrar estratégias adequadas ao ensino e à avaliação dos resultados da aprendizagem em contexto de uso das TIC. Pretende-se, assim, que os alunos sejam dotados de capacidades para a sua utilização para além do contexto escolar, tomando como adquiridas competências no âmbito da literacia digital e da informação, essenciais à resolução de problemas de diferentes âmbitos, tornando-os socialmente mais integrados e, consequentemente, autónomos na forma de lidar com a informação.
Face a este contexto de ensino e de aprendizagem e às transformações sociais operadas, através da disseminação da informação em diferentes suportes, também as bibliotecas escolares passaram de espaços organizados com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de construção do conhecimento, contribuindo para o sucesso educativo dos estudantes e para o desenvolvimento das literacias imprescindíveis na nossa sociedade.
No sentido da concretização desta intenção, é fundamental a existência de um programa de Literacia da Informação, materializado por meio da articulação/cooperação com departamentos curriculares, professores e alunos, na planificação e desenvolvimento de atividades educativas e de aprendizagem.
Com o intuito de dotar o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” e as “Metas de Aprendizagem TIC” num Quadro de Referência para o desenvolvimento das competências transversais e de aprendizagem ao longo da vida, salienta-se a importância de se assumir plenamente, no âmbito dos Agrupamentos de Escolas, um projeto de Literacia da Informação, consubstanciado na disciplina da Oferta Complementar de Escola e desenvolvido em consonância com as sugestões apontadas e as orientações preconizadas naqueles documentos.


COSTA, Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6567

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar . Lisboa: RBE (2012) Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt

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