A
transversalidade da literacia digital ao serviço das outras literacias
A importância das
Metas de Aprendizagem
Intimamente
relacionadas com a transversalidade da literacia digital, as metas de
aprendizagem em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) surgem da
necessidade de definir que competências nesta área os alunos devem desenvolver
em todos os níveis de escolaridade e ao longo de todo o seu percurso escolar,
desde o Pré-escolar até ao final do Ensino Básico, de uma forma
transdisciplinar ao currículo.
De
acordo com Costa (2010), este entendimento é discordante das orientações
resultantes de uma disciplina TIC que em 2002 fazia parte do currículo do 9º
ano. O uso das TIC não deve ser confinado a uma única disciplina abordada de
forma isolada. As competências inerentes devem ser adquiridas num contexto de
articulação entre as diferentes áreas disciplinares e de forma sequencial ao
longo de todos os ciclos/anos de escolaridade do ensino básico.
Esta
perspetiva é assente no pressuposto de que, como afirma Costa (2010), nas
TIC “reside
um elevado potencial para a promoção do desenvolvimento global dos indivíduos,
da sociedade e, bem assim, da missão nuclear da própria escola”. p.933.
Sendo
a Escola o contexto privilegiado para o desenvolvimento destas competências e
único de implementação das Metas, estas afiguram-se como um meio capaz de
orientar o trabalho docente, no sentido de encontrar estratégias adequadas ao
ensino e à avaliação dos resultados da aprendizagem em contexto de uso das TIC.
Pretende-se, assim, que os alunos sejam dotados de capacidades para a sua
utilização para além do contexto escolar, tomando como adquiridas competências
no âmbito da literacia digital e da informação, essenciais à resolução de
problemas de diferentes âmbitos, tornando-os socialmente mais integrados e,
consequentemente, autónomos na forma de lidar com a informação.
Face
a este contexto de ensino e de aprendizagem e às transformações sociais
operadas, através da disseminação da informação em diferentes suportes, também
as bibliotecas escolares passaram de espaços organizados com recursos
destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de
construção do conhecimento, contribuindo para o sucesso educativo dos
estudantes e para o desenvolvimento das literacias imprescindíveis na nossa
sociedade.
No
sentido da concretização desta intenção, é fundamental a existência de um
programa de Literacia da Informação, materializado por meio da
articulação/cooperação com departamentos curriculares, professores e alunos, na
planificação e desenvolvimento de atividades educativas e de aprendizagem.
Com
o intuito de dotar o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” e as
“Metas de Aprendizagem TIC” num Quadro de Referência para o desenvolvimento das
competências transversais e de aprendizagem ao longo da vida, salienta-se a
importância de se assumir plenamente, no âmbito dos Agrupamentos de Escolas, um
projeto de Literacia da Informação, consubstanciado na disciplina da Oferta
Complementar de Escola e desenvolvido em consonância com as sugestões apontadas
e as orientações preconizadas naqueles documentos.
COSTA, Fernando et
al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de
Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6567
PORTUGAL. Ministério
da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a
biblioteca escolar . Lisboa: RBE (2012) Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt
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